Remodelagem de Benefícios: como ajustar o plano de saúde?

Como promover a saúde mental no trabalho?
22 de janeiro de 2019
5 doenças ocupacionais para ficar de olho!
19 de fevereiro de 2019

Remodelagem de Benefícios: como ajustar o plano de saúde?

Planos de saúde são considerados um dos benefícios mais importantes para qualquer funcionário. Com opções privadas caras e o serviço público ruim, os pacotes empresariais acabam se valorizando.

É preciso ter muito cuidado na hora de realizar a remodelagem de benefícios e saber exatamente o que está oferecendo para os colaboradores, considerando o perfil de cada empresa e sempre buscando atender os funcionários da melhor maneira possível.

No texto a seguir, vamos mostrar quais são os desafios para inserir novas tecnologias nas empresas e como elas podem auxiliar no processo de ajuste do plano de saúde empresarial para que atenda às demandas mais atuais da sociedade. Confira!

Os desafios do RH 4.0 na remodelagem de benefícios

Com o tempo, o departamento de Recursos Humanos deixou de ser aquela equipe que é apenas responsável pelo pagamento dos salários, controle de horários e outras funções burocráticas dentro de uma empresa.

Conhecido como RH 4.0, suas principais funções são atrair profissionais mais qualificados e que tenham o perfil da empresa, e pensar em ações para tornar o ambiente de trabalho mais saudável — atribuições mais amplas e que impactam diretamente no sucesso de um negócio.

As novas atividades, porém, ainda sofrem muita resistência de diferentes setores dentro de uma organização. É um processo de aprendizagem que se modifica aos poucos, principalmente com o advento de novas tecnologias — algo que o ambiente corporativo ainda segue resistente em aceitar.

Implementar softwares que facilitam o recrutamento ou ajudam em pesquisas de satisfação, por exemplo, podem auxiliar na gestão do setor — principalmente nas questões burocráticas —, deixando o profissional de RH livre para atuar em outras frentes.

As atribuições do RH para atender à sociedade moderna

Levando para a questão da remodelagem de benefícios e novas atribuições do RH 4.0, o plano de saúde acaba se tornando um atrativo para bons profissionais, tanto na contratação como na manutenção deles dentro da empresa, evitando a rotatividade.

Portanto, é fundamental conhecer quais são as características dos funcionários que trabalham em cada empresa e oferecer um serviço condizente com os desejos daquele grupo. Outro ponto importante é ter o benefício de saúde estruturado de acordo com as exigências da sociedade moderna, que não gosta de perder tempo e está sempre conectada em seus smartphones.

Assim, o departamento de RH precisa encontrar as ferramentas mais eficientes para chegar ao que o funcionário almeja como ideal para o seu pacote de benefícios.

As ferramentas para tornar a escolha mais eficiente

A função do setor de RH não é só escolher o plano de saúde mais adequado, mas também investir em outras ferramentas para alcançar o que o funcionário considera ideal. A seguir, vamos listar três pontos importantes para tornar a remodelagem de benefícios mais eficiente.

Aplicativos que auxiliam na gestão da própria saúde

De acordo com pesquisas da consultoria PwC, cada vez mais as pessoas utilizam aplicativos para auxiliar no monitoramento da própria saúde. De 2013 até 2015, o número de usuários desses aplicativos cresceu de 16% para 32% no mundo todo, ou seja, o dobro em apenas dois anos.

Dessa forma, não podemos descartar a sua importância, que, de graça, pode fornecer informações importantes e com embasamento técnico de médicos e especialistas.

Ao facilitar o contato entre o médico e o paciente por meio de um aplicativo, o funcionário acaba ganhando tempo e praticidade dentro da atual sociedade, que preza muito pela agilidade e praticidade.

Além disso, os aplicativos oferecem liberdade e autonomia para o paciente. O conceito de e-Health está crescendo muito nos últimos anos e, cada vez mais, será uma demanda de bons funcionários que buscam o melhor para a sua saúde.

Consultorias experientes no mapeamento do perfil dos colaboradores

Outro ponto fundamental é conhecer o perfil de saúde dos colaboradores. Uma consultoria pode ser fundamental para você entender quais são os principais problemas e desejos dos funcionários de uma determina empresa.

Por exemplo, é possível identificar qual é o nível de sedentarismo entre os colaboradores, quantos costumam ter uma relação de fidelidade com um médico, quantos sempre recorrem ao pronto-socorro e mesmo quantos estão acima do peso.

Ou seja, a partir de uma consultoria especializada no assunto, você tem uma maior noção de quais ações precisa promover para melhorar o ambiente da empresa por meio de um plano de saúde que atenda às necessidades que o perfil dos colaboradores exige.

Identificação do Plano de Saúde adequado

Na hora de escolher o plano de saúde adequado para determinada empresa, é preciso levar em consideração o perfil dos colaboradores, cargos, região de atuação e, é claro, o orçamento disponível para investir.

Contratar um plano de saúde que faça sentido para os colaboradores da empresa pode ser até mais importante do que a questão financeira. Lembrando que o objetivo é sempre disponibilizar mais tempo e disposição para que o funcionário se preocupe com as suas funções e consiga render melhor dentro do ambiente de trabalho.

A importância das consultorias especializadas

O trabalho de remodelagem de benefícios é bastante complexo e importante para qualquer empresa que preza o bem-estar dos seus funcionários. Portanto, é fundamental fazer um bom trabalho de pesquisa e análise antes de definir qual plano de saúde contratar.

Dessa forma, consultorias especializadas podem ajudar bastante nesse processo. Além da redução de custos com os planos, elas ajudam também na escolha de um modelo que melhor atenda aos desejos dos funcionários da empresa.

A função da consultoria é analisar o perfil dos funcionários e cruzar as informações com os planos de saúde existentes, para que a escolha seja feita da melhor maneira possível. Portanto, não descarte a ajuda de consultorias especializadas nesse assunto.

Apresentamos, neste texto, as principais atribuições do RH 4.0 e como as transformações na sociedade tornaram essas funções ainda mais importantes dentro de uma empresa organizada e que preza pela qualidade de vida dos seus funcionários.

Mostramos como e com quais ferramentas é possível atender os colaboradores da melhor maneira possível, encontrando o caminho ideal entre o investimento e os desejos de quem será impactado. Além disso, destacamos a importância de consultorias especializadas na remodelagem de benefícios.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! Mas, se você ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão, crítica ou elogio, entre em contato conosco!

Os comentários estão encerrados.