Entenda como e por que avaliar o clima organizacional na sua empresa!

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Entenda como e por que avaliar o clima organizacional na sua empresa!

Você já ouviu alguma expressão, como: “está pintando um clima”, “o clima ficou pesado” ou algo do tipo? Nas empresas, o estado estabelecido no relacionamento entre os colaboradores e o ambiente de trabalho tem um nome: clima organizacional.

Mas quais são os reais motivos que a liderança tem para usar esse clima como um indicador? Como mensurar algo que parece tão subjetivo? Pensando nessas questões, preparamos este post para você. Quer saber mais? Continue conosco!

Por que avaliar o clima organizacional é importante?

Resumidamente, podemos afirmar que esse clima reflete como a equipe vê a empresa e tem relação com ela, trazendo informações importantes sobre desempenho. Se o clima é ruim, há pouca produtividade e muitos problemas, com colaboradores insatisfeitos.

Por outro lado, quando o clima está positivo, serve como incentivo para que a equipe se sinta bem. Logo, esse ambiente torna-se uma forma de direcionar todos aos melhores resultados, proporcionando feedbacks e aumentando a produtividade, de uma forma geral.

Quais são as vantagens obtidas nessa ação?

A gestão do clima organizacional deve ser pensada como uma ferramenta estratégia, pois por meio de sua medição é possível encaminhar a empresa dentro dos objetivos e resultados almejados. Assim, devem ser planejadas ações pontuais que tragam otimizações em todos os setores. Veja as três principais vantagens!

Ajuda a alinhar a cultura da empresa

Quais são os valores do seu negócio? Aliados à visão e aos métodos estabelecidos, tem-se a cultura da empresa. Ao observar o clima organizacional, fica simples perceber se, na prática, esses valores estão regendo o empreendimento.

Mede a motivação dos colaboradores

Quando se acompanha o clima organizacional, as atividades e as recompensas que mais incentivam a equipe se destacam. Uma vez alinhados às práticas organizacionais do tópico acima, falta trabalhar a motivação para obter alta performance de cada um deles.

Direciona a tomada de decisão

Analisar a relação que o colaborador tem com as diretrizes da empresa faz com que o gestor perceba, também, as maiores dificuldades do grupo. Pode, assim, planejar ações de correção e de especialização nesse sentido, decidindo pelo desenvolvimento da equipe.

Como fazer essa avaliação?

Além da proximidade da gestão com a operação — seja em reuniões com as lideranças, com a própria equipe, ou por meio de plataformas e relatórios —, ouvindo sempre e se atentando para como a equipe se expressa, há algumas pesquisas que podem ser aplicadas aos colaboradores. Elas ajudam a recolher informações, a fim de medir como anda o clima organizacional da empresa.

Lembre-se de não fazê-las em forma de obrigação, deixando a participação livre. Outros aspectos importantes para que a pesquisa seja eficiente:

  • confidencialidade (pois os colaboradores ficam mais à vontade para se manifestar);
  • divulgação dos resultados;
  • convite para ações que melhorem os pontos destacados como negativos;
  • envolvimento de todos (da direção à linha de frente);
  • periodicidade.

Para saber o quanto o clima organizacional está positivo, é possível criar indicadores que apontem a satisfação da equipe com a empresa. Entre eles estão avaliação dos benefícios concedidos pelos respectivos cargos, perguntas sobre a carga horária, sobre as metas do setor, a higiene do ambiente etc.

Cabe à gestão estudar quais aspectos são importantes e podem demonstrar a relação do colaborador com o negócio. É essencial manter-se receptivo para feedbacks, abrindo espaço para que sejam feitos pela equipe, anonimamente ou não. É possível formular questões de múltipla escolha, livres e dissertativas ou, ainda, uma mistura de ambos.

O cuidado com o clima organizacional, mantendo-o sempre positivo e motivador, é um fator extremamente relevante para a gestão de pessoas. Ele demonstra preocupação com todos que fazem parte da organização, confirmando o compromisso da empresa em manter colaboradores saudáveis, equipe produtiva e negócio bem-sucedido.

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